quinta-feira, 26 de junho de 2014

#17: MALÉVOLA

OBS: PODE CONTER SPOILERS. SÓ LEIA SE NÃO SE IMPORTAR COM ELES.



Quando saiu o trailer de MALÉVOLA eu fiquei louca pelo filme e envolta em uma super expectativa de sua estréia. 

Fui ao cinema em meio a um Furor geral sobre o filme e confesso que gostei, achei um filme muito bom, bem feito,desmistifica vários conceitos estipulados ao longo dos anos pela Disney, mas foi só. Acho que na realidade eu esperava mais.Por isso é uma droga ir ver um filme esperando demais dele, você pode se decepcionar.

No filme vemos retratada e conhecemos melhor a história da MALÉVOLA (Maleficent) a "bruxa" que joga o feitiço do sono na princesa Aurora, também conhecida como "BELA ADORMECIDA". Todos nós em algum momento da nossa infância ouvimos essa história dos irmãos Grimm que no filme é aprofundada e contada por outro ângulo.


                                                                                                                                 Conhecemos Malévola ainda criança como uma fada boa e protetora do reino dos Moors. Ela possui chifres e asas,causando estranheza num primeiro momento, porém em seu reino é muito querida e tem a função de manter a paz entre o reino místico e o reino dos humanos. Tudo isso é posto á prova quando ela se apaixona pelo camponês Stefan, retratado com um garoto bom, carinhoso, atencioso, porém com um único e grave efeito, sua ambição. Ele e Malévola logo se tornam bons amigos e depois de crescidos apaixonados, porém Stefan traí Malévola para conseguir se tornar sucessor do Rei. Essa traição dói muito na moça que desse dia para frente se torna amargurada, distante, amarga e vingativa usando todos os seus poderes para fazer magia negra. 



Os anos passam  e Stefan acaba se tornando Rei, casando com a Princesa e tendo uma filha. Malévola acompanha tudo isso distante, mas  com o nascimento de Aurora, ela vê a chance perfeita para canalizar os seus poderes e se vingar do "trauma sofrido. No dia do batizado da pequena, uma maldição então é lançada para que no 16 aniversário da jovem a mesma espete o dedo em uma roca/tear/máquina de fiar e durma então por 100 anos sendo que somente um beijo de amor verdadeiro poderia acordá-la (retaliação a uma fala de Stefan quando apaixonado). Desesperado e sem saber o que fazer o agora Rei dá sua filha para as fadas criarem em um lugar afastado do mundo e tenta tomar todas as providências para que a maldição não se concretize.

Já esperava ver no Longa uma versão da história vista pelo olhos da MALÉVOLA e não como estávamos acostumados a conhecer a história dos contos de fadas. Achei que seria como o que aconteceu com a série Once Upon a Time fossemos conhecer o que levou a Malévola a se tornar má, como vimos em OUT acontecer com a Regina/Rainha Má.(Na Série Inclusive tem uma pontinha da Malévola na primeira temporada). Nesse ponto não fiquei nada  decepcionada,porque  isso está presente no filme.

Conhecemos que toda maldade por trás daquela "maldição do sono" tem um porque de existir. Não é uma maldade gratuita e infortuita ou somente argumentada pela beleza da protagonista. No filme MALÉVOLA é a antagonista e a protagonista e nesse ponto ANGELINA JOLIE roubou toda a cena para ela.

Na minha opinião o filme faz parte de todo um movimento de mudanças que anda acontecendo nos últimos anos a começar pela Humanização das Antagonistas, As princesas que estão menos frágeis e os beijos de amor puro que não precisam vir mais de um homem/príncipe para serem validados. São comportamentos que tem tudo haver e que refletem muito nos moldes de toda uma nova geração.


Li que a bilheteria do filme já atingiu a marca de R$500 milhões de dólares arrecadados mundialmente, sendo que R$5 milhões somente nos Estados Unidos e no final de semana da estréia. 

Lana Del Rey canta a versão repaginada da música do filme "Once Upon a Dream". Acho a Lana Del Rey uma cantora com um timbre de voz meio tristonho que combina perfeitamente com essa música.


Outra coisa que me chamou a atenção foi a Cena do lançamento da Maldição é igualzinha a do desenho da Disney de 1959.Falei exatamente isso quando saí do cinema e depois comprovei vendo esse trailer Mash up do site ADORO CINEMA: http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-107801/

Talvez a lição que eu mais tenha rememorado com o filme é CUIDADO COM AS PESSOAS EM QUE VOCÊ CONFIA.

Não me apaixonei perdidamente pelo filme, mas vale muito a pena ver. Recomendo. 

MALÉVOLA(MALEFICENT)
Lançamento: 29 de maio de 2014 
Duração: 1h37min
Dirigido por: Robert Stromberg
Produção: Joe Roth
Roteiro: Linda Woolverton
Baseado em: La Belle au bois dormant de Charles Perrault/Bela Adormecida
de Irmãos Grimm
Música: James Newton Howard
Cinematografia: Dean Semler
Edição: Chris Lebenzon/Richard Pearson
Estúdio: Walt Disney Pictures/Roth Films
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures

Elenco
Angelina Jolie
Sharlto Copley
Elle Fanning
Sam Riley
Imelda Staunton
Juno Temple
Lesley Manville

Gênero: Fantasia

Nacionalidade: EUA

Postar um comentário